Prefeitura de São Luís intensifica ações de educação ambiental na Cidade Operária


Estudantes de escolas da Cidade Operária recebem ações do Comitê Gestor de Limpeza Urbana

A Prefeitura de São Luís está intensificando as ações de educação ambiental voltadas para o descarte ambientalmente adequado de resíduos sólidos e, ao longo de toda esta semana, fará ações educativas para os alunos da rede municipal de ensino do bairro Cidade Operária.

As ações fazem parte da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, coordenada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana.

As atividades tiveram início pela Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Tancredo Neves com o objetivo de despertar desde cedo a consciência ambiental e incentivar o manejo e descarte correto do lixo domiciliar.

Além das atividades operacionais diárias, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana desenvolve ações de educação ambiental, atuando na conscientização sobre a limpeza urbana nas escolas, universidades, associações de moradores, visitas guiadas aos Ecopontos e diretamente com a própria população. 

As ações são realizadas por meio da Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza, desenvolvida desde abril deste ano.

A campanha é voltada para o desenvolvimento da conscientização ambiental, visando provocar uma reflexão sobre a quantidade de resíduos gerados, os impactos dos resíduos descartados inadequadamente na cidade e o papel do cidadão para a manutenção da limpeza urbana.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, por meio das palestras em escolas da rede municipal, a Prefeitura de São Luís forma multiplicadores já que as crianças costumam debater em casa o que aprendem durante as aulas, além de conscientizar as futuras gerações sobre a importância do cuidado com o meio ambiente.

"Precisamos nos lembrar de que as crianças e os jovens de hoje serão os futuros tomadores de decisão do mundo. Para isso, no entanto, eles precisam conhecer tanto as causas e consequências do problema que é o descarte irregular como também entender as ações que precisam ser tomadas para evitar prejuízos ao meio ambiente", afirma.

VIGILANTES

A U.E.B. Tancredo Neves, que tem alunos de 6 a 10 anos, fica próxima ao Ecoponto Cidade Operária, que foi inaugurado em dezembro do ano passado, quando os alunos fizeram uma visita guiada ao local para conhecer o equipamento e saber como ele funciona.

Durante a palestra com o Cidadão Limpeza os alunos ficaram bem atentos a todas as explicações e aproveitaram também para tirar suas dúvidas sobre quanto tempo determinados materiais demoram para se degradar na natureza e os prejuízos que o mau-hábito de jogar lixo no chão pode causar.

Nathyelly dos Santos, de 9 anos, perguntou ao Cidadão Limpeza como proteger os rios da poluição e após aprender que não jogar o lixo nas ruas ou às margens do rio colabora para a proteção dos cursos d'água a estudante disse que vai ficar atenta para impedir que as pessoas poluam o meio ambiente.

"Quando alguém jogar lixo no chão, vou reclamar com a pessoa e pedir para ela procurar uma lixeira ou então guardar na bolsa e jogar fora quando chegar em casa", disse.

NOVAS AÇÕES

As ações seguem na Cidade Operária até o fim da semana e contemplarão também os estudantes da Educação para Jovens e Adultos (EJA) da U.E.B. Nascimento de Moraes. Para eles a palestra com o Cidadão Limpeza será na quinta-feira (23), às 19h.

Enquanto realiza as ações de educação ambiental do mês de agosto, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana já planeja as ações do mês de setembro, que além das palestras em escolas terão visitas guiadas aos Ecopontos e reuniões com a comunidade nos bairros de São Luís.

"Temos um cronograma fixo de ações de educação ambiental e desde abril integramos esta programação com a Campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza lançada este ano pela Prefeitura de São Luís. Até o fim de 2018 vamos dobrar as ações realizadas em comparação a 2017, levando estas atividades serão levadas ao maior número de bairros e escolas da nossa capital, incluindo novas ações que estão sendo planejadas", informou Carolina Moraes Estrela.

Nenhum comentário: