Prefeitura de São Luís beneficia estudantes da rede municipal com entrega de óculos


Estudantes da rede municipal que receberam óculos poderão ter melhor desempenho na escola

Cerca de 160 estudantes da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro (Centro), e os anexos Nossa Senhora Aparecida (Monte Castelo) e Pedro Bertol (Jaracati) foram beneficiados com a entrega de óculos de grau receitados na ação Consultórios Itinerantes, que integra o programa Saúde na Escola (PSE) executado pela Prefeitura de São Luís por meio de uma articulação entre as secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed), em parceria com o Hospital Universitário Presidente Dutra e Governo Federal.

A entrega dos óculos é parte das ações da gestão do prefeito Edivaldo com o objetivo de garantir atenção integral aos estudantes da rede municipal.

Acompanhados dos responsáveis e familiares, os estudantes receberam os óculos pelos coordenadores do PSE e representantes das secretarias Semed e Semus. O gestor da (U.E.B.) Alberto Pinheiro, Leandro Ferreira da Silva, destacou em seu pronunciamento que os professores identificaram em sala de aula um quantitativo significativo de alunos que necessitavam do uso de óculos.

"Quando o programa chegou à escola, já tínhamos um número expressivo de crianças que já haviam apresentado dificuldade de leitura, de acordo com o olhar dos professores. Nesta entrega tivemos cerca de 38 lentes especiais para casos graves de miopia, o que é muito importante para a saúde e educação destas crianças, especialmente, para os pais que puderam economizar e que às vezes, pelas condições financeiras, não conseguiriam arcar com essas despesas", comentou gestor.

Jadilson César dos Santos Pereira, pai da pequena Jeniffer Vitória Sousa Pereira, 7 anos, ficou muito feliz pela filha contemplada com os óculos. "Não tínhamos condições de comprar os óculos e receber aqui, de graça, foi muito bom. Agora ela vai enxergar melhor com os óculos, com certeza isso vai facilitar a vida e os estudos dela", disse o pai da menina.

Jeniffer Vitória Sousa, estudante do 2º ano da (U.E.B.) Alberto Pinheiro, explicou que tinha muita dificuldade em ler o que a professora escrevia no quadro. "Pra ler o que a professora escrevia era muito ruim. Gostei muito dos meus óculos e da cor da armação, estou muito feliz", falou entusiasmada.

Aos 12 anos de idade, esta é a primeira vez que Carlos Eneyl Sena Albuquerque usa óculos. "Comecei a sentir dificuldades de leitura nos últimos anos e isso me deixava triste, pois eu não conseguia estudar direito. Agora, vou estudar melhor".

ATENDIMENTO

Aproximadamente 600 estudantes passaram pelo atendimento oftalmológico no Hospital Universitário Presidente Dutra, para identificar possíveis problemas de visão.
Nos casos em que foram constatadas a necessidade de óculos, os estudantes escolheram um modelo de armação e receberam os óculos na própria escola em que estudam. O processo foi inteiramente gratuito.

A superintendente de ações em saúde (Semus), Sabrina Furtado Araújo, representando o secretário municipal de saúde, Lula Fylho, informou que ainda este mês acontecerá nova entrega. "Mais 138 estudantes, desta vez da U.E.B. Henrique de La Roque, bairro Vila Embratel, vão receber novos óculos oferecidos pelo programa", informou.

PROGRAMA EDUCAR MAIS

As iniciativas adotadas para melhoria da educação no município integram a macropolítica de Educação da Prefeitura de São Luís, com o programa 'Educar Mais', desenvolvido pela Semed com o objetivo de contemplar ações na área da Educação, tendo como foco a aprendizagem, o monitoramento, a formação continuada de docentes, a melhoria da gestão e da infraestrutura das unidades escolares, entre outros aspectos.

Nenhum comentário: