Prefeitura de São Luís investe em formação continuada para cuidadores escolares da rede municipal



Formadoras do Centro de Formação do Educador da Semed ministraram a capacitação

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), visando garantir a política implantada na gestão do prefeito Edivaldo de valorização e formação de todos os que atuam na área da educação, realizou a segunda fase da capacitação para cuidadores que acompanham crianças no ambiente escolar da rede municipal de ensino.

O evento ocorreu nesta terça-feira (8), no auditório do colégio Liceu Maranhense e reuniu mais de oitenta profissionais.

O secretário de Educação, Moacir Feitosa, ressalta que a qualificação é a garantia da formação continuada para os profissionais. "Seguindo a orientação do prefeito Edivaldo para que a qualidade do ensino seja aprimorada a cada dia, a formação vem proporcionar um momento de troca de experiências entre os cuidadores. É a garantia de ter profissionais que vão atuar na rede municipal com as orientações adequadas no atendimento às crianças que necessitam de atenção específica para o acompanhamento das atividades em sala de aula", disse o titular da Semed.

Michael Yves Carvalho Araújo, cuidador da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Padre Miguel João Mohana, aprova os encontros de formação. "Por meio deles trocamos experiências e aprendemos novos conteúdos para melhorar nossa prática na escola. As formações são muito importantes, no começo clareou muito a questão das deficiências, como lidar com as situações, o que muitas vezes não sabíamos como proceder. E aqui a gente consegue aprender algo a mais. São novas descobertas a cada dia. Aos poucos, observando os alunos, a gente vai descobrindo um novo mundo, um novo olhar".

Raabe Lima de Oliveira, cuidadora do Anexo Rivanda Berenice, da U.E.B. Maria Rocha, fala que no princípio teve muitas dúvidas, mas que hoje em dia com a vivência na escola, trabalha com mais segurança. "Tem sido uma experiência boa e enriquecedora no sentido de poder ajudar os estudantes, proporcionando uma vivência melhor dentro da escola. A equipe unida, professoras, gestoras com todo o corpo escolar avança para os cuidados e atenção diferenciada que todos os estudantes precisam", disse a cuidadora.

A capacitação desta terça-feira (8), foi ministrada pelas formadoras do Centro de Formação do Educador da Semed (CEFE), Lissandra Fraga e Lorena Lima que fizeram exposição sobre o tema Cuidar: educação como direito de todos e a rede pública municipal de ensino, níveis e modalidades.

Este é o segundo momento da formação, que iniciou ano passado. "Entendemos a necessidade de refletirmos um pouco mais sobre o que é o cuidar, a prática se faz necessária, como é importante também a necessidade de refletir a respeito desse cuidar do ponto de vista do ouvir, do olhar, do observar em vários âmbitos", disse a formadora.

Durante o mês de maio, a formação continuada contemplará temas como relações interpessoais e autoestima; direitos e deveres; sexualidade; alimentação das crianças, cuidados e atenção; oficina de primeiros socorros; jogos, brinquedos e brincadeiras no ambiente escolar; noções de libras.

Nenhum comentário: