Prefeitura intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti


Agentes da prefeitura vistoriam borracharia no Vinhais

Com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti por toda a cidade, a Prefeitura de São Luís está realizado até sábado (14) uma série de atividades integradas no bairro Vinhais.

O trabalho, que segue orientação do prefeito Edivaldo, inclui visitas domiciliares, atividades educativas, vistorias em estabelecimentos e serviços de limpeza por todo o bairro.

A ação, que integra as diretrizes do Programa Municipal de Controle da Dengue e Arboviroses, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), se estenderá para outros bairros da capital.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, ressalta que a ação é estratégia incentivada pelo prefeito Edivaldo para o combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

"Com a intensificação das chuvas é indispensável reforçar a prevenção contra a dengue com o controle epidemiológico feito pelos agentes. Queremos também sensibilizar a população sobre a necessidade de tomar medidas preventivas. O trabalho conjunto é a forma mais eficiente de combater o mosquito", conta.

No Vinhais, cerca de 30 agentes de saúde trabalham com a meta de visitar 2,3 mil residências em 80 quarteirões do bairro. Também estão sendo realizadas ações do programa Selo Legal em estabelecimentos como borracharias e ferros velhos, que são orientados, fiscalizados e recebem o Selo Legal, quando adotam as determinações sanitárias para evitar a proliferação do Aedes.

O bairro receberá, ainda, a nebulização espacial com o fumacê, a coleta de bagulhos volumosos, ações de educação em saúde nas escolas e limpeza de áreas com capina e poda de árvores.

Proprietários de borracharias vistoriadas na manhã desta quarta-feira (11) aprovam a iniciativa da Prefeitura de São Luís. "Esse trabalho de conscientização é muito importante. Já fui orientado e tenho feito a minha parte, evitando o acúmulo de água nos pneus", disse João Evangelista.

"Esse é um trabalho que cuida da saúde das pessoas e é muito bom ver que estão preocupados com a saúde da gente", completou Silvan Ribeiro Silva.

A contribuição para o trabalho de combate ao mosquito parte também dos moradores que, recebendo a visita dos agentes de saúde, seguem as instruções para evitar o acúmulo e o armazenamento inadequado da água.

"Precisamos fazer a nossa parte. Aqui, deixo sempre as garrafas viradas para baixo e verifico sempre se há acúmulo de água. É preciso estar atento para combater os focos", disse o empresário Igor Garcia, 35 anos.

O coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue e Arboviroses, Pedro Tavares, explicou que o objetivo da ação é zelar pela saúde pública. "Essa é uma ação articulada e integrada, que conta com a participação de vários órgãos municipais e com o apoio do Estado. Nossa intenção é trabalhar com a conscientização e orientação, buscando a contribuição dos moradores e donos de estabelecimentos nesse trabalho de combate ao Aedes aegypti. Assim, estamos evitando a transmissão das arboviroses", destacou.

Outros bairros da capital receberão a ação. Nas próximas semanas, a atividade será realizada no Planalto Vinhais e no Cohafuma. O trabalho prioriza regiões que apresentaram maior índice no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

Os serviços de limpeza também serão intensificados no Vinhais durante a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. No sábado (14), serão concentrados serviços de capina e roçagem, remoção manual e mecanizada.

Também serão recolhidos resíduos volumosos, como eletrodomésticos que não funcionam, pneus, móveis velhos, entulhos entre outros.

A ação é executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana e tem o objetivo e educar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos. Também serão realizadas atividades de educação ambiental com alunos de escolas municiais do bairro, por meio de visitas guiadas aos Ecopontos.

"As ações de limpeza são diárias em São Luís, mas temos intensificado o trabalho em alguns bairros porque identificamos a necessidade de um trabalho mais efetivo em algumas localidades, conforme a determinação do prefeito Edivaldo, por isso, neste sábado estaremos concentrando nossos serviços no Vinhais", informou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela.

Nenhum comentário: