Prefeitura de São Luís oferece capacitações a moradores dos residenciais Luís Bacelar I e II


                                                 Moradores têm a oportunidade de participar de cursos como secretariado, 
                                                 decoração de sandálias e corte de cabelo


A Prefeitura de São Luís está oferecendo cursos de capacitação para moradores dos residenciais Luís Bacelar I e II, localizados no Gapara. A iniciativa, que segue orientação do prefeito Edivaldo, integra as ações do Trabalho Social, desenvolvido para favorecer os contemplados no programa federal 'Minha Casa, Minha Vida' estimulando o empreendedorismo e a autonomia financeira das famílias.

Nesta semana, moradores têm a oportunidade de participarem de cursos como secretariado, decoração de sandálias e corte de cabelo feminino.

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) e tem o financiamento do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal. O titular da pasta Mádison Leonardo Andrade explica como funciona o projeto e reforça a importância das atividades para as famílias.

"A proposta do trabalho social é dar aos moradores do 'Minha Casa, Minha Vida' oportunidade de adquirir novos conhecimentos. Assim, além de moradia digna, o prefeito Edivaldo oferece, por meio das capacitações ministradas, oportunidade de trabalho e renda, e estimula a participação comunitária", ressalta o secretário.

A iniciativa, segundo reforçou o secretário, busca ainda integrar os moradores dos residenciais e proporcionar divertimento, conhecimento e informação. "Ao longo do ano, moradores de outros habitacionais serão beneficiados com esta ação que inclui ainda passeios onde as famílias são levadas ao cinema têm um tarde de diversão e lazer. A moradia digna que a gestão do prefeito Edivaldo garante a milhares de famílias se completa com as oportunidades de autonomia e diversão", disse o secretário.

Outros cursos já foram oferecidos às mil famílias moradoras dos residenciais Luís Bacelar I e II. Além de outra turma do curso de secretariado e da oficina de decoração de sandálias, já foram realizados cursos de decoração com balões, flor em tecido e arte em fuxico. Com as capacitações, já foram oferecidas mais de 250 vagas. As oficinas e os cursos oferecidos pelo Trabalho Social são definidos junto às comunidades atendidas.

CAPACITAÇÃO

Durante a oficina de decoração de sandálias, os participantes aprendem a estilizar os chinelos usando técnicas que resultam na confecção de vários modelos diferenciados. A capacitação foi oferecida novamente por conta da grande procura por parte dos moradores. "Meu objetivo é continuar fazendo em casa e vender para ganhar uma renda extra", disse a dona de casa Maria Cristina Correia, 36 anos.

Já a estudante Larissa Cristina Bastos está participando da oficina de corte de cabelo feminino. "Eu soube que estavam oferecendo esses cursos e vim aproveitar essa oportunidade que é muito boa. Pretendo participar de outras capacitações. Minha intenção é buscar conhecimento, aprender coisas novas e me profissionalizar, para ter opções de trabalho", destacou a jovem.

Larissa Cristina Bastos está participando da oficina de corte de cabelo feminino
Durante o mês de abril, a previsão é oferecer, ainda nos residenciais Luís Bacelar I e II, as oficinas de salgados fritos, bonecas de pano, jardinagem e hortaliças, além de outra turma de secretariado. Para cada oficina são oferecidas, em média, 25 vagas.

Também em andamento estão o curso de informática no Residencial Amendoeira e os de design de sobrancelhas e corte e costura aos contemplados com unidades habitacionais do Residencial Vila Maranhão.

Nenhum comentário: