Prefeitura capacita servidores para uso do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão



                                 Ferramenta tem o objetivo de facilitar o acesso da população às informações públicas do município
Mais acesso às informações administrativas e maior interação entre o cidadão e a gestão municipal é o que vai promover o novo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-Sic), que será implantado pela Prefeitura de São Luís para atender as demandas da população referentes a qualquer informação ou solicitação de documentos.

Para isso, a Controladoria-Geral do Município (CGM) iniciou esta semana o treinamento aos servidores que vão atuar na operacionalização do sistema e gerar as informações solicitadas pelos cidadãos. A ação integra o esforço da gestão do prefeito Edivaldo em proporcionar mais transparência à administração pública municipal.

Por meio do sistema, o cidadão poderá requerer informações sobre assuntos como licitações, contratos, projetos, programas, ações e documentos da esfera municipal. 

Segundo o controlador-geral do Município, Jackson dos Santos Castro, o novo sistema foi disponibilizado gratuitamente pela Controladoria-Geral da União (CGU), com o objetivo de facilitar o acesso da população às informações públicas do município. 

A nova ferramenta possibilitará melhor acesso dos cidadãos ao processo de conhecimento da administração pública e maior transparência da gestão.

"Ao contrário do Portal da Transparência, que gera informações de forma ativa, no e-Sic a transparência é passiva, ou seja, por meio dele o cidadão provoca a administração a gerar as informações que necessita. O sistema possibilita ao cidadão interagir mais ativamente com administração, solicitando informações, fiscalizando os atos e fazendo o controle social da gestão", afirmou Jackson Castro.

OPERACIONALIZAÇÃO

Ainda conforme o controlador-geral, foram feitos alguns ajustes no novo sistema de acesso à informação, para adaptar melhor a ferramenta à realidade do município de São Luís. As adaptações e a forma de uso do sistema estão sendo repassadas no treinamento aos servidores capacitados para operacionalizar o dispositivo, gerar as informações e atender melhor o cidadão.

Serão capacitados 40 servidores das secretarias municipais, divididos em quatro turmas de 10 profissionais que conhecerão toda sistemática de manipularão do novo sistema. O treinamento é coordenado pela equipe de Ouvidoria e tem como instrutor a auditor de Controle Interno da Prefeitura de São Luís, Matheus Klotz.

Segundo a ouvidora-geral do Município, Elane Jinkings, o novo sistema possibilita ao cidadão acessar as informações de qualquer local com acesso à internet de qualquer plataforma, do seu próprio computador ou smartphones. O link do e-Sic será disponibilizado no site da Prefeitura de São Luís.

"As solicitações referentes às áreas demandas, como Educação, por exemplo, serão encaminhadas aos setores competentes para que gerem as informações requeridas, com exceção das informações sigilosas, para que sejam prontamente respondidas no tempo mais hábil possível", disse a ouvidora Elane Jinkings.

O servidor Alfredo Lima, um dos funcionários que estão recebendo o treinamento para operacionalização do e-Sic, relata a praticidade que o sistema promove no acesso às informações públicas.

"Além de prático, a ferramenta dá maior celeridade às respostas solicitadas pelo cidadão, qualificando a interação entre a população e a administração municipal", disse.

Nenhum comentário: