Prefeito Edivaldo entrega 10 novas ambulâncias para atendimento do SAMU na capital


Prefeito Edivaldo destacou os avanços de sua gestão na área da saúde

Para reforçar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em São Luís, o prefeito Edivaldo entregou 10 novas ambulâncias em solenidade realizada nesta quarta-feira (11), no Palácio La Ravardière.

Com a renovação da frota, o município visa proporcionar mais agilidade ao atendimento móvel de saúde, garantir maior eficácia no serviço prestado e reduzir o tempo-reposta às chamadas feitas pela população.

Na ocasião, o prefeito Edivaldo entregou as chaves das novas ambulâncias. O gestor estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e do secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

"Melhorar o atendimento móvel prestado pelo Samu significa empreender esforços pela vida humana, o mais importante de tudo. Com a entrega dessas ambulâncias avançamos significativamente na melhoria do atendimento prestado por esse importante serviço. No início da nossa gestão, encontramos apenas duas ambulâncias do Samu funcionando, o que provocava um grande gargalo no atendimento móvel na nossa cidade. Além disso, melhoramos também toda a estrutura de atendimento do Samu, aprimorando desde o recebimento das chamadas, o deslocamento das equipes e o atendimento médico socorrista que é prestado por profissionais altamente qualificados. Sem dúvida, temos hoje uma nova realidade na área", afirmou o prefeito Edivaldo.

ATENDIMENTOS

O processo de ampliação do atendimento do Samu atende à política de reestruturação da rede municipal de saúde, determinada pelo prefeito Edivaldo. As novas ambulâncias são resultado da parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Ministério da Saúde.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, informou que os veículos novos vão reforçar o serviço prestado à comunidade nas ocorrências básicas de urgência da capital, somando esforços ao atendimento prestado pelas ambulâncias de suporte avançado do Samu. No ano passado, o serviço realizou mais de 16 mil atendimentos.

"Com a renovação da frota o Samu passa a contar com o número de ambulâncias preconizadas pelo Ministério da Saúde, funcionando plenamente no município", pontuou Lula Fylho, acrescentando ainda que a meta é reduzir o tempo de atendimento às chamadas da população.

A frota do SAMU conta ainda com duas motolâncias e um veículo de intervenção rápida, para realizarem o socorro mais imediato aos pacientes com problemas que requerem imediata intervenção, como nos casos de insuficiência respiratória grave ou infarto, por exemplo.

As ambulâncias entregues serão disponibilizadas nas cinco bases descentralizadas, situadas nos bairros São Bernardo, Maracanã, Anjo da Guarda, Vila Vicente Fialho, Cidade Olímpica, além da base principal no Filipinho, cumprindo integralmente o protocolo do Ministério da Saúde que regulamenta os serviços de urgência e emergência.

Ao descentralizar as bases do Samu, a gestão municipal diminui o tempo de resposta às ocorrências, pois estão instaladas em pontos considerados estratégicos que permitam uma abrangência maior do atendimento das ocorrências e no menor tempo possível.

Para solicitar atendimento do Samu basta ligar para número 192. Ao ligar, o interlocutor deve responder as perguntas dos atendentes que estão de plantão 24 horas.

Nenhum comentário: