Prefeitura de São Luís recebe visita da nova representante do Unicef no Brasil e reforça parceria

Prefeitura de São Luís recebe visita da nova representante do Brasil no Unicef
Ampliar os debates sobre as ações pela criança e o adolescente e reforçar o trabalho parceiro com a gestão municipal. Com esse objetivo, a nova representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Florence Bauer, esteve na sede da Prefeitura de São Luís em visita ao vice-prefeito Julio Pinheiro, que representou o prefeito Edivaldo.

Durante a reunião Bauer destacou a capital maranhense como uma cumpridora das metas prioritárias do Unicef.

"São Luís vem crescendo nos índices, sobretudo pela participação no projeto das Plataformas Centros Urbanos, cujo trabalho vamos dar prosseguimento. Nos alegra esta parceria e vamos somar para avançar nos trabalhos", enfatizou. A plataforma tem como pilares prioritários a primeira infância, educação, gravidez na adolescência e homicídio adolescente.

O vice-prefeito pontuou a satisfação pelo momento com a nova gestora da instituição mundial e colocou a administração à disposição para dar continuidade ao trabalho conjunto que vem sendo promovido e traçar novas frentes de ação.

"Nossos esforços têm sido no sentido de ampliar as discussões, apesar da crise, para realizarmos o que for possível, sempre zelando pelo avanço dessa parceria necessária e fundamental com o Unicef", disse Julio Pinheiro.

A representante da entidade, Florence Bauer, destacou que a visita teve como meta reforçar o compromisso do prefeito Edivaldo com a nova edição do projeto Plataforma Centros Urbanos (PCU).

A ação integrada com o órgão internacional é essencial para a articulação com os demais setores, destacou a secretária municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Andréia Lauande.

"É de grande importância essa integração com o Unicef, um dos órgãos de maior referência no tema, para que possamos por o debate em prática. Temos vários desafios a ultrapassar e estamos desenvolvendo um trabalho com foco na melhora dos índices e com fins a avançar com a política de assistência. Receber a nova representação desta entidade é firmar o prosseguimento de um trabalho que vem mostrando êxito", avaliou a secretária.

A nova gestora do Unicef permanece na função pelos próximos cinco anos. Participaram ainda da visita os secretários municipais de Esporte (Semdel), Rommeo Amin; de Governo (Semgov), Pablo Rebouças; Orçamento Participativo, Olímpio Araujo; e da Saúde (Semus), Lula Fylho.

PLATAFORMA

A Plataforma Centros Urbanos é uma estratégia de articulação da Prefeitura de São Luís, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A ferramenta atua na promoção de políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescente e que diminuam desigualdades locais.

A articulação das ações na capital está sob a responsabilidade da Semcas e para efetivação dos trabalhos, São Luís foi dividida em 30 territórios - cada um formado por um conjunto de bairros e comunidades.

Resultado deste trabalho em grupo, a capital construiu seu plano de ação que culminou com a melhoria dos 10 indicadores trabalhados, entre estes, nas áreas de saúde, educação e assistência social.

Ente os temas monitorados está a assistência à saúde deste público, acesso e estrutura à educação, promoção de exames pré-natal e direitos sexuais e reprodutivos. São Luís é uma das 10 capitais incluídas na Plataforma do Unicef para trabalhar a agenda do período de 2017-2021.

Nenhum comentário: