Paço do Lumiar ganha Centro de Solução de Conflitos

Magistrados e autoridades municipais prestigiaram a solenidade de inauguração (Foto: Ribamar Pinheiro)
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha, inaugurou, em Paço do Lumiar, nesta terça-feira (18), mais um Centro de Solução de Conflitos, que disponibilizará serviços jurídicos, de informação e orientação aos cidadãos, incentivando a conciliação.

“Com o novo Centro de Solução de Conflitos, reafirmamos o compromisso do Judiciário com a política de conciliação, acreditando ser este o melhor meio para alcançarmos a sonhada pacificação social”, afirmou o desembargador Cleones Cunha, anunciando a implantação de outros centros em Santa Inês e Maracaçumé.

Na ocasião, o presidente do TJMA informou que o Termo Judiciário de Paço do Lumiar passará a contar com mais uma Vara Judicial, para oferecer mais celeridade no julgamento de processos demandados pela população.

O presidente do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, desembargador José Luiz Almeida, ressaltou que a iniciativa tem grande alcance social. Ele apontou a importância da parceria firmada entre o Judiciário e o Instituto de Ensino Franciscano (IESF).

"Com o apoio do Instituto, o Judiciário abre as portas para os cidadãos de Paço do Lumiar solucionarem suas questões de forma ágil e simples”, frisou.

A diretora em exercício do Fórum de Paço do Lumiar, juíza Jaqueline Reis Caracas, agradeceu o empenho de todos que contribuíram para a concretização do projeto, que, segundo ela, “estende os braços da Justiça para a população”.

A diretora geral do IESF, professora Honorina Simões Carneiro, ressaltou a importância da parceria e o papel da instituição de ensino na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

"Temos consciência do papel da conciliação para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Essa parceria é de extrema importância para a comunidade e todos aqueles que acreditam na Justiça”, afirmou a diretora.

O estudante de Direito, Diego Braga Oliveira, parabenizou o Judiciário pela implantação do projeto em Paço do Lumiar. "A iniciativa vai incentivar a cultura do diálogo e da conciliação, tão necessária em nossa sociedade", pontuou.

Compareceram à solenidade o juiz Alexandre Abreu, coordenador do Núcleo de Conciliação; a diretora do Fórum de Paço do Lumiar, juíza Vanessa Clementino Sousa; a coordenadora do Centro de Solução de Conflitos da Comarca, juíza Joelma Sousa Santos; o prefeito do Município, Domingos Dutra; a promotora de Justiça, Raquel Iris de Castro; a defensora pública Débora Rodrigues; o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz; além de diretores e funcionários da faculdade, juízes, servidores do Judiciário e cidadãos.

Nenhum comentário: